Total de visualizações de página

sábado, 9 de outubro de 2010

Cordel classificado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Órgão da ONU

UMA CARTA ECOLÍGICA
1
Titico Forte, meu filho,
Lembranças daqui do norte,
De minha parte e Maria
Que lhe manda muita sorte,
Carne seca e rapadura
Sustância pra lhe dar porte.
2
Pra você ficar sabendo
Tintim por tintim daqui,
Da família, dos compadres
Que hoje estão todos ali
Dizendo pra eu dizer:
Volte de pressa pra aqui.
3
E sem licença pedir
Vou logo tudo dizendo:
– Depois de ganhar na sena,
Muito contente e pudendo,
Quem casou foi dona Nega
Com o nosso reverendo.
4
O seu irmão Damião
Está em lua de mel,
Casou com aquela moça
Filha de Dom coronel,
Quem mandou ele bulir
Em ninho de cascavel.
.................................
31
Vamos duma vez por todas
Lidar com a natureza
Sem lhe causar prejuízo
Nem sangrar sua riqueza
Que é vida pra nossa vida,
Vida com toda certeza.
32
Pois quem brinca com a vida,
Com a vida do ambiente,
Com a própria vida brinca;
Brinca também de repente
De destruir o planeta
E todo, todo vivente.
33
E sem mais nada a dizer
Daqui, meu filho, Titico,
Já é hora de parar,
Parar com tanto fuxico,
Pois eu agora vou ouvir
O canto do tico-tico.
Fim

Um comentário:

  1. CULTURA
    Os reis dos cordéis
    O cordel, poesia de origem popular, deverá reunir uma série de mestres cordelistas na cidade de Barbalha (CE), localizada na região do Cariri. O encontro deverá selecionar escritores brasileiros de cordel que vão ilustrar a publicação intitulada "Relatório de Desenvolvimento Humano Brasileiro 2010", de responsabilidade do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), ligado à Organização das Nações Unidas (ONU).
    De Mossoró, quatro cordelistas foram selecionados, após uma prévia de trabalhos que foram enviados à sede do Pnud em Brasília (DF). Em todos os cordéis avaliados inicialmente, a temática sobre responsabilidade socioambiental foi fator preponderante para a seleção. Entre os escritores cordelistas de Mossoró escolhidos estão José Augusto, José Ribamar, Antonio Francisco e Luis Campos. Eles vão representar o Rio Grande do Norte na seleção a ser feita.
    "A escolha nos deixa muito felizes, afinal todos os cordelistas do Brasil participaram da disputa, e agora recebemos o convite para participar desse encontro", conta o escritor e poeta cordelista José Augusto. O evento do Pnud ocorrerá nos dias 16 e 17 deste mês. Segundo as regras estabelecidas pelo programa da ONU, os escritores pré-selecionados escreveram versos de literatura de cordel com temas que vão do respeito, responsabilidade, compreensão até liberdade. Todas essas "temáticas" foram as mais citadas durante a campanha "Mostre seu Valor", que também foi organizada pelo Pnud e que objetivava saber as principais preocupações dos brasileiros.
    O poeta e cordelista José Augusto conta que cada escritor enviou dois cordéis. "Inscrevi um cordel intitulado O Cangaceiro do Trânsito e um segundo chamado de Uma Carta Ecológica", diz Augusto. Antonio Francisco enviou para análise os cordéis "Os Animais têm razão" e "A Casa que a fome mora". Já José Ribamar inscreveu "Pela Vida do Planeta" e "Escolha das mãos-humanas". Por fim, Luis Campos inscreveu "Carta a Papai Noel e Flagelo da minha vida".

    PNUD
    O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento tem por mandato promover o desenvolvimento e eliminar a pobreza no mundo. Entre outras atividades, o Pnud produz relatórios e estudos sobre o desenvolvimento humano sustentável e as condições de vida das populações, bem como executa projetos que contribuam para melhorar essas condições de vida nos 166 países onde possui representação. É conhecido por elaborar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), bem como por ser o organismo internacional que coordena o trabalho das demais agências, fundos e programas das Nações Unidas - conjuntamente conhecidas como Sistema ONU - nos países onde está presente.

    Concurso de cordelistas acontece na cidade de Barbalha (CE)
    José Augusto - texto tirado da Internet - Jornal de FATO.

    ResponderExcluir