Total de visualizações de página

sábado, 11 de setembro de 2010

Cordel classificado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Órgão da ONU

O CANGACEIRO DO TRÂNSITO
.....................................................
11
Se minha mente não falha
João me disse desse jeito:
– O Código de Trânsito diz
Que eu devo andar direito,
Mas só ando em disparada
Sem lhe ter um só respeito.
12
Ele manda que eu dirija
Meu carro dentro da linha,
Mas a linha que escolhi
É a linha que caminha
Correndo na contramão
Cheio de pompa e gracinha.
13
O Código me orienta
Que eu dirija com cuidado
E que lendo eu compreenda
E fique mais informado,
Mas de sua cara eu mango
E ignoro o seu recado.
14
Me diz que eu nunca dirija,
Sem carteira ou com carteira,
De outra categoria,
Não dirija de maneira
Que coloque em risco a vida
Nem mesmo por brincadeira.
15
Eu tenho Habilitação,
Mas há tempo está vencida:
Velha, sem cor e rasgada,
Pela traça corroída,
Mas assim mesmo um guarda
Pega, olha e lhe valida.
............................................
32
Mas João disse: – Poeta!
Vamos dar uma voltinha
No meu carro zero bala,
Mas eu fiquei só na minha
Pensando comigo mesmo:
Vá matar outro, morrinha!
33
E sem olhar para trás
Eu segui o meu roteiro
Deixando João sozinho
Com cara de presepeiro
Sem duvidar que do trânsito
Ele seja um cangaceiro.
Fim
Autor: José Augusto

Um comentário:

  1. o transito
    e um carro
    que nda
    e se movimenta
    com transito
    nos trasamos
    pra chagar no trabalho

    ResponderExcluir